sábado, 10 de dezembro de 2016

O documento mais misterioso da Biblioteca Nacional - Manuscrito 512


O manuscrito que traz o numero 512 na Biblioteca Nacional é descrito como “Relação histórica de uma oculta e grande povoação antiquíssima sem moradores, que se descobriu no ano de1753”. 

Ele relata uma expedição de bandeirantes pelo interior da Bahia. Segundo o texto, em forma de carta, ao chegarem a uma montanha brilhante (por possuir muitos cristais de rocha) os bandeirantes avistaram uma grande cidade.

Claro que eles foram até lá só para descobrir que a cidade estava desabitada. Havia inscrições nas paredes das casas mas numa língua que não conseguiram identificar. Também viram uma estátua na praça principal representando um homem apontando para o norte. O único objeto descrito em detalhes é uma moeda de ouro com um rapaz ajoelhado num lado e um arco, uma flecha e uma coroa na outra. Infelizmente o nome dos bandeirantes não ficou registrado, nem o paradeiro da moeda. Desnecessário dizer que a cidade nunca foi encontrada. Como não temos muita tradição em caça ao tesouro, é provável que ela continue escondida por mais algum tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário