Stonehenge (do inglês arcaico "stone" = pedra, e "hencg" = eixo) é um alinhamento megalítico da Idade do Bronze, localizado na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra.
Constituí-se no mais visitado e conhecido círculo de pedras britânico, e até hoje é incerta a origem da sua construção, bem como da sua função, mas acredita-se que era usado para estudos astronômicos, mágicos ou religiosos. Pesquisadores buscaram sem sucesso as pedras que faltam para provar essa utilização do local.
A região das ruínas costuma ter muita grama. Neste ano, o período de seca aconteceu na mesma época em que os administradores locais compraram mangueiras curtas. Consequentemente, nem todo o terreno foi regado, o que permitiu que os cientistas vissem as marcas das rochas que completavam o círculo no passado.
Fotos aéreas confirmaram a constatação dos arqueólogos sobre o local. Uma pesquisa sobre o assunto foi publicada na revista especializada Antiquity. Segundo o artigo, apesar da descoberta, o Stonehenge continua a ser um dos monumentos mais analisados do planeta e pode reservar novas surpresas. Por isso, deve ser continuamente monitorado.
Fonte: Wikipedia, Revista Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário